Guia do Usuário da Biblioteca

A biblioteca regional atenderá ao público de segunda à sexta das 7h 00 min às 22h 20 min e aos sábados das 7h 15 min às 11h 45 min. No entanto, por motivos diversos a biblioteca funcionará em horário a ser estabelecido de acordo com a necessidade. No período de férias e recesso acadêmico não será permitido empréstimo de obras.

A entrada de pessoas na biblioteca portando bolsa, mochila, pasta fechada, fichário, sacola, bebida e/ou alimento somente será permitida, após a entrega destes itens a um responsável, que fará a guarda em local destinado.

A entrega dos pertences, somente se efetivará após a entrega da ficha de identificação e/ou a chave do armário ao servidor responsável pelo atendimento e após a conferência dos materiais retirados por empréstimo, quando for o caso.

A utilização do guarda-volume só ocorrerá quando o usuário fizer uso do local, dessa forma não é permitido ausentar-se deixando seus objetos particulares no imóvel da biblioteca. Caso o fato ocorra o usuário será advertido, podendo inclusive ser punido com suspensão se este decorrer na mesma falta novamente. A biblioteca não se responsabilizará por quaisquer materiais (CD’s, folhas, canetas, cadernos, equipamentos, etc.) ou valores deixados no recinto.

O acesso ao acervo e o empréstimo de obras é restrito àqueles que possuem vínculo com a Universidade do Estado de Mato Grosso. Alunos do Ensino Fundamental e Médio devem solicitar ajuda junto ao balcão de atendimento para consulta as obras.

A carteirinha deverá ser apresentada obrigatoriamente, sempre que for efetuar: empréstimos, renovação, reservas, nada consta e outros serviços. Para solicita-la, é necessário:

Dos discentes (graduação) e discentes (Latus / Strictus):

  • Cópia do Comprovante de matrícula atual;
  • Cópia da Carteira de Identidade;
  • 01 (uma) foto 3/4 (três por quatro) recente.
  • Dos docentes e funcionários:

  • Comprovante de vínculo atualizado;
  • Cópia da Carteira de Identidade;
  • 01 (uma) foto 3/4 (três por quatro) recente.
  • A carteirinha da biblioteca para discentes terá prazo de validade de acordo com a duração do curso, sendo renovada mediante apresentação semestral ou anual da matricula do semestre corrente.

    O vínculo para docentes e funcionários efetivos é vitalício, porém para os nãos efetivos, o vínculo se finda com o término de seu contrato. Para solicitar a 2ª via da carteirinha, o usuário deve efetuar o pagamento de R$ 3,00 via boleto bancário e os apresentar novamente os documentos elencados acima.

    A carteira da biblioteca é pessoal, intransferível e sua inscrição perderá sua validade quando o usuário (docente, servidor ou discente), por qualquer motivo, se desligar da UNEMAT (desligamento, transferência, trancamento de matrícula ou conclusão do curso).

    Os acervos estão divididos da seguinte forma: Livros (principal), obras raras, periódicos, revistas, referências (dicionário e enciclopédias), CDs e DVD (Educativos) e DVD (Filme). Para pesquisar os itens do acervo basta acessar um dos terminais exclusivos de consulta ou por meio do endereço eletrônico http://biblioteca.unemat.br. Consulte o nosso tutorial de pesquisa, caso esteja com dúvidas.

    É estritamente proibido o empréstimo de 02 (dois) exemplares do mesmo título, autor, volume e edição para o mesmo usuário.

    O usuário poderá emprestar até 05 (itens), sendo a quantidade máxima de dias de empréstimo definida pelo tipo de usuário:

  • Discentes e Funcionários – até 7 (sete) dias.
  • Docentes e Discentes (Latus / Strictus) – até 10 (dias) dias.
  • As requisições de obras para consulta, empréstimo, renovação e reservas poderão ser feitas até 20 (vinte) minutos antes do encerramento do expediente na biblioteca.

    Fica impedida a retirada de livros além do limite permitido mediante documentos deixados como garantia e ou retirados em nome de servidores.

    A devolução dos itens deve ser feita no balcão de empréstimo junto ao servidor e nunca nas estantes. A não observância nos prazos de devolução acarretará em pagamento de multa, para cada dia útil de atraso e para cada obra emprestada, de acordo com os valores e métodos praticados na Instituição. O valor referente à multa consta no comprovante de devolução da obra em atraso.

    A reserva de material bibliográfico só é permitida quando não houver exemplares disponíveis para empréstimo, estando condicionado o empréstimo à devolução do material pelo usuário em posse. Ao reservar um material, o usuário entrará em uma lista de espera e quando o item reservado for devolvido, este ficará à sua disposição pelo período de 24 horas. Caso não venha retirá-lo, o item ficará à disposição do próximo usuário, caso haja. O limite de reserva é de até 03 (três) itens.

    O usuário é responsável pelo item em seu poder, devendo zelar por este e devolvê-lo no dia determinado e ainda arcar com quaisquer danos que possivelmente ocorram à obra. Deve, portanto, comunicar imediatamente ao chefe da biblioteca pela perda, extravio ou danos que ocorrerem.

    Nos casos de extravio, rasuras, anotações ou outros danos causados na obra emprestada, o usuário deverá indenizar a biblioteca, com exemplar idêntico ao que lhe fora emprestado ou outro de igual valor importância ao acervo.

    Enquanto constar pendências, obras não devolvidas ou multas não pagas, o usuário terá seu vínculo bloqueado. Os formandos dos cursos de graduação que estiverem com pendências deverão regularizar-se, uma vez que será necessário apresentar à Supervisão de Apoio Acadêmico a sua certidão negativa de débito.

    É dever do usuário preservar o patrimônio da biblioteca, não danificando mobília ou qualquer outro material, respeitar os servidores e manter a disciplina, falar em tom voz baixa, manter o celular sem som (em silencioso), atende-lo do lado de fora , não deslocar as cadeiras e mesas.

    As multas devem ser pagas obrigatoriamente através de Boleto Bancário, o qual pode ser gerado no balcão de atendimento da biblioteca ou por meio do endereço eletrônico da Secretaria de Fazenda - Sefaz. A biblioteca não se responsabiliza por erros de preenchimento de boletos gerados fora de suas dependências. Veja abaixo o passo a passo do preenchimento do boleto:

  • 1 - Escolha o órgão UNEMAT;
  • 2 - Escolha Pessoa Física;
  • 3 - Informe o CPF, deve ser daquele que consta a multa;
  • 4 - Escolha o município de Cáceres;
  • 5 - Em período de referência, informe o mês atual / ano corrente. Exemplo: 03/2012;
  • 6 - Em especificação da receita, escolha o item: 6302 - Taxa de Biblioteca ? UNEMAT;
  • 7 - Em sub-receita, escolha o item:132004 ? Taxa de Biblioteca de Campus de Cáceres;
  • 8 - O vencimento é todo dia 30 do mês corrente. Ex. 30/03/2012.
  • 9 - Em valor do tributo, informe a multa total a ser paga.
  • 10 - Clique em emitir. Faça o pagamento e apresente o comprovante na biblioteca.
  • O usuário deverá apresentar o comprovante de pagamento do boleto no balcão de atendimento para que seu vínculo seja desbloqueado. Os recursos recolhidos referentes às multas arrecadadas serão destinados à aquisição de materiais para a biblioteca.

    A biblioteca possui um site com diversos materiais informativos, tutoriais de pesquisa ao acervo, pesquisa avançada, links de pesquisa acadêmica, guia do usuário, normas da ABNT entre outros. O endereço eletrônico do site é: http://biblioteca.cac.unemat.br/.

    A pesquisa das obras é realizada pelo Sistema Gnuteca 3.3, disponível no endereço eletrônico http://biblioteca.unemat.br. Com esse sistema o usuário além de pesquisar é possível renovar e reservar obras de sua casa ou qualquer outro lugar com acesso a internet, desde de que possua sua senha de acesso.

    Regulamento da Biblioteca, Resolução Nº 020/2006 – CONSUNI, disponível no endereço eletrônico: http://www.unemat.br/reitoria/assoc.

    Leia nosso informativo Clique aqui.

    Este guia também está disponível para download. Clique aqui e baixe o guia do usuário.

    Versão para apresentação. Clique aqui